Versículo

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele
crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Jo. 3:16

CRISTO, NOSSA FORÇA



“A força da minha vida” - Salmo 27: 1-4

Introdução: Antes de sermos salvos, tivemos só a força da carne. Nessa força carnal não podíamos agradar a Deus nem submeter-nos à lei de Deus (Rm 8:8)
Exemplo: Um irmão que assistiu uma briga do seu irmão de sangue, e não se envolveu.

* Ou ainda compreender as coisas do Espírito de Deus (I Cor 2:14).
* * * * Por Deus ser “riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo” (Ef. 2: 4,5).
* E assim, estando em Cristo, podemos trazer louvor e glória a Deus por sua graça (Ef. 1:6).
* Uma natureza nova (II Cor 5:17; II Pe. 1:4)
* E um entendimento para conhecermos o que é verdadeiro (I Jo. 5:20).
* Deus vem morar em nós através do Seu Espírito Santo (I Cor. 6: 19)
* * O preço do pecado foi pago pela morte de Jesus Cristo e o poder do pecado foi quebrado pela ressurreição de Cristo (I Cor. 15: 55-57)
* “Maior é o que está em vós do que o que está no mundo” relata João (I Jo 4:4). 

         Cristo traz para o crente inumeráveis bençãos gloriosas não só no porvir quando veremos Ele face a face mas agora neste presente século também. Essas belezas nos apontam como podemos ter a vitória agora até que vejamos Ele pessoalmente.

I - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece: Fp. 4:13

        O Crente não é exposto aos perigos e aos poderes do Maligno sozinho.  Ele não precisa de buscar uma vida vitoriosa às suas custas.  Cristo é “a força da minha vida” então “de quem me recearei?”  Cristo tem tanto uma vontade para desejar quanto a força necessária para cumprir aquele desejo. Essa força está evidente na vida do crente nas seguintes maneiras:

1.  Resistir a Tentação
       
A - Cristo foi tentado, mas, resistiu as tentações (Mt. 4:1-11).

 “em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hb. 4:14-16) nos mostrando que, pelo seu poder, podemos também vencer esse mal sempre presente. Cristo passou por isso já, venceu e é a nossa força para nos facilitar um escape das mesmas (I Cor 10:13).
       
        B - Só podemos vencer lembrando das palavras de Deus, como Cristo fez.
A força nas tentações é Cristo e não a nossa carne.  Quando vier Satanás nos tentando temos a instrução de Pedro:

a)  “Ao qual resisti firmes na fé” (I Pe. 5: 8,9),

b) e somos lembrados por Tiago a chegar a Deus, 
(Tg 4:7-8). e Ele se chegará a nós. Chegando a Deus lembraremos nos da nossa relação com Deus por Cristo.  Até a lembrança de Cristo nestas horas opera nos dando força até a resistir Satanás, a quem Cristo já venceu.  Medite sempre nas obras de Cristo.

2) Persistir no Caminho da Santidade (Hb. 12:1-4)

        A carne é fraca e vai se enfraquecendo cada dia mais.  As situações e problemas na vida nos desafiam ao ponto que parece que logo desfaleceremos e perderemos qualquer avanço que pela graça de Deus temos alcançados.
       
        A  -  Deixemos todo o embaraço (Hb. 12:1)
A nossa força é pequena e a batalha é longa, séria e sombria.  Há provocações que podem desafiar até os grandes na fé,   Mas, em tudo isso, Cristo é a nossa força. 

B - Considerai, pois, o próprio Cristo, não desfalecendo em vossos ânimos (Hb. 12:3) 
Então, vamos olhar mais ao Cristo e assim seremos resolutos a continuar na batalha.  Medite na fidelidade de Cristo na face dos obstáculos. Cristo é a nossa força

Autor: Pastor Mauro Gomes
                                         Imagem extraída do site: www.mdnoticias.com.br